quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Como Eliminar os ruidos da Guitarra (O famoso HUMMM...)

Bom, antes de tudo quero dizer que eu aprendi tudo que eu estou escrevendo aqui no fórum, portanto, parabéns e obrigado :)

Tópico inspirado neste outro, falando sobre o uso dos redutores de ruídos na guitarra.
Achei interessante escrver isso, que é um resumo de como diminuir o índice de ruídos no seu som, deixando-o até mais 'profissa' hehe :)

Algumas pessoas, assim que descobrem os ruídos do seu set, vão logo comprando um pedal Noise Gate ou Supressor, de modo que podem perder todos seus harmônicos, o sustain, e a 'vida' do seu timbre!
O ideal mesmo seria colocar o noise supressor como última opção, o tiro de misericórdia mesmo.

Dicas de como não ter ruídos ou pelo menos, amenizá-los bastante:

Primeiro veja se não são os pedais, ligando cada um sozinho ou tirando de um em um na cadeia dos pedais.

Caso não sejam os pedais, os cabos: Comprar cabos blindados de boa qualidade, principalmente os cabos entre os pedais e o cabo que liga a guitarra ao primeiro pedal. Se não for estes, tente o que liga o fim da cadeia de pedais ao amplificador, se usar distorção do amp, teste primeiro este.

Caso não sejam os cabos, à guitarra: Sua guitarra é blindada? Seus captadores estão legais ou são muito antigos? Já verificou se a fiação, as soldas, o terra, os potenciômetros e o jack estão em boas condições? Se for captação ativa, até as pilhas podem gerar ruídos.

Se não for nem a guitarra, aí vem a parte elétrica do local ou a forma que você liga os pedais e amplificadores. Tem que estar sempre bem aterrados, para ter certeza da qualidade, um No-Break, um BOM filtro de linha, BOAS fontes para os pedais, e até um bom estabilizador podem ser sua solução.

Agora, se não for nem isso... calma, não precisa comprar um noise supressor/gate ainda. Tente ver seu amplificador. Principalmente se você usar a distorção dele. Veja se os jacks estão legais, se (eu não sei muito sobre amplificadores e sua energia, portanto...) ele está funcionando como deveria.

Ah, esqueci de dizer, pode ser também interferência de ondas eletromagnéticas provenientes de monitores de computador, televisões, dentre outras coisas! Fique atento a isso.

Aêeee, agora sim! Se não for nenhuma das opções anteriores, filho..
Sinto muito!
Ou você está piscando(huahuauhahuaaha.. pode falar isso?) ou és um ET.

Sério agora, eu acho meio impossível de após ter deixado tudo que eu falei acima certinho, ainda dê algum ruído.. Nem single-coils, creio eu, teria ruídos, dessa forma.


Mas, se você não tem paciência($) para procurar e resolver tantos problemas, acho que o que precisa é mesmo um Noise Supressor ou Noise Gate.

Falando nisso(eu gosto de falar):

Noise Gate: Corta o sinal da guitarra quando há pouco sinal ou muito ruído, ou seja, tira o som da guitarra por completo enquanto você está sem tocar. Isso deixa mais silencioso enquanto não está tocando algo, mas diminui bastante o sustain da guitarra dependendo das regulagens.

Noise Supressor: Corta as frequências mais agudas, de onde é proveniente o ruído. Ponto fraco? Muda o timbre da guitarra. Muito, dependendo das regulagens.


Falou!

Fonte: Cifraclub

Nenhum comentário:

Postar um comentário